Rádio Manchete não acabou! Sobrevive com seu antigo vitrolão

Quem acompanha a Rádio Manchete, principalmente nos últimos seis meses, foi surpreendido com o fim da parceria da emissora carioca do antigo Grupo Bloch com a equipe do radialista Raphael de França, que agora comanda a Rede mRio. Muitos ouvintes pensavam (inclusive este que vos escreve) que a Rádio Manchete acabaria de vez. Mas não foi bem assim.

Com o fim da parceria, as duas emissoras, que eram apenas uma até semana passada, seguirão caminhos diferentes.

No caso da Manchete, o site oficial voltou ao formato antigo na tarde do último sábado (9), mas ainda estava sem sinal da estação. Ou seja, no formato que era apresentado até o dia 7 de junho, data do anúncio oficial de “reinauguração” da Manchete. No início da tarde deste domingo (10), o Instagram da Manchete (que deletou todas as postagens da fase recém-encerrada, mantendo os posts da fase anterior, de outubro de 2022 a junho de 2023) anunciou a volta da antiga programação musical.

Porém, o sinal do antigo vitrolão foi retomado no fim da tarde desta terça (12). As vinhetas ainda são as mesmas que haviam sido deixadas em junho, antes do então projeto comercial.

Os programas ainda são aqueles mesmos veiculados entre março e junho: às 7h da manhã, Café Sertanejo; às 8h, Manhã Gospel Manchete; às 12h, Almoço com o Rei e Seus Amigos (com músicas do Roberto Carlos e alguns de seus duetos); às 14h, O Melhor dos Melhores (MPB, rock nacional, bossa nova e samba raiz dos anos 80 e 90); às 19h, o famigerado programa A Voz do Brasil; às 20h, Forró da Dona Bella; e finalmente das 23h às 7h da manhã do dia seguinte, Madrugada Gospel Manchete.

Ah, é preciso que se diga que, por enquanto, para quem mora fora do Rio de Janeiro (como é o meu caso) o sinal está disponível via aplicativo e site oficial da Rádio Manchete (que ontem mesmo postou uma notícia recente, inclusive). O áudio da Manchete não é cristalino como era até poucos dias, mas felizmente a qualidade não é mais aquela estridente que era até o início de junho. Está mais nítido agora.

Quanto à Rede mRio, vai dar continuidade ao recente projeto comercial que a Rádio Manchete atendeu entre 3 de julho e 6 de dezembro deste ano. Por enquanto, o sinal da nova emissora pode ser ouvido pelo site oficial (que herdou o mesmo formato que o site da Manchete Rio utilizou até semana passada) e pelo aplicativo RadiosNet (que ainda mantém o nome “Rádio Manchete”, pelo menos enquanto escrevo).

Enquanto a nova programação não é anunciada, a mRio também segue com seu vitrolão, tendo apenas transmissão ao vivo dos programas mRio Esporte Clube das 12h às 14h, Conexão Esportiva (o antigo Manchete Esportiva) das 19h às 21h, e Na Hora do All In nas noites de segunda, das 22h às 23h.

A voz de Eloy Decarlo, locutor padrão da extinta TV Manchete e da recente fase da Rádio Manchete, continua em alguns desses programas esportivos. Ainda é cedo para sabermos se a mRio vai mantê-lo na nova programação, mas acho difícil, já que a voz de Eloy está muito associada à marca Manchete.

Mas certamente a Rede mRio vai manter os outros programas que estavam no ar pela Manchete até a semana passada, incluindo as transmissões dos campeonatos de futebol.

Pelo menos a Rádio Manchete vai continuar mantendo sua marca no ar, sobrevivendo com o seu vitrolão. Melhor assim para evitar que a emissora deixe de existir, como a saudosa TV Manchete e outras mídias do Grupo Bloch.

De qualquer forma, é interessante observar a preservação das vinhetas mais antigas da emissora e manter boa parte dos clássicos na programação. Menos mal.

Autor: César Filho

Sou César Filho e desde pequeno acompanho séries japonesas, especialmente do gênero tokusatsu. Em 2013, lancei o Blog Daileon, meu espaço autoral onde comento sobre as principais produções da cultura pop japonesa. Incluindo animês como Os Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball e Gundam; e tokusatsu como Jaspion, Kamen Rider e Ultraman. Entre 2013 e 2017, fui palestrante em eventos como Sana e Anime Master, sediados na cidade de Fortaleza, capital do Ceará. De 2018 a 2023, fui redator e colunista do JBox, um dos principais sites especializados em cultura pop japonesa no Brasil. Em 2024, o Blog Daileon estará de cara nova e ânimos reforçados. E, é claro, com o mesmo propósito de entreter os fãs de tokusatsu e explorar o legado destas produções com 70 anos de história no cinema e na TV. Let’s Change!

Deixe um comentário