Equívoco sobre suposto dublê do Ranger Verde transparece a má vontade da imprensa e do nosso próprio fandom

greenranger
O Ranger Verde original

Boa parte da imprensa brasileira noticiou sobre o caso do dublê Yasutomo Ihara, que foi preso por invadir casas e roubar milhões de ienes. O fato aconteceu há cinco anos e – sabe-se lá como e porquê – só agora que tal veio à tona. O mais estranho é que a mesma imprensa associou Ihara ao Ranger Verde de Mighty Morphin Power Rangers. Pra variar, muitos fãs brasileiros passaram pra frente a história que aconteceu de fato, mas com a referência indevida ao herói.

Como um bom fã e pesquisador sobre a franquia nipo-americana, o amigo Raphael Maiffre, do portal Mega Power Brasil, tratou rapidamente de desmentir o assunto (leia aqui). A verdade é que Ihara tinha cerca 10 anos na época da série. Impossível, mesmo para o rígido diretor Shohei Tojo (também mencionado como “diabo em pessoa” por artistas que trabalharam com ele), colocar uma criança para vestir o traje do Dragon Ranger, a contraparte original do herói em Zyuranger.

Esse tipo de compartilhamento reflete a má vontade da imprensa. Nossos portais não-especializados em tokusatsu e cultura pop japonesa geralmente nunca levam a sério esse tipo de produção. Provavelmente alguém recebeu a notícia, não conferiu a data, e por algum motivo colocou o Ranger Verde no mesmo balaio. Faltou checagem. Eu mesmo sou chato com datas. De vez em quando vejo pessoas postarem uma notícia antiga num Facebook da vida como se fosse algo recente. E isso acontece em qualquer assunto como tokusatsu, política, futebol, religião, etc. Mas Power Rangers é tudo “a mesma coisa” para leigos e desavisados, não é mesmo?

O fandom brasileiro também tem sua parcela de culpa nisso. É claro que não me refiro a todos os fãs, mas existem aqueles que passam mesmo pra frente e sequer pesquisam. Eu não sou contra quando problemas como a recente inclusão de uma fandublagem num filme de Garo, por exemplo, acontecem. Casos assim devem mesmo ser discutidos, questionados e até cobrados. Mas para muita gente ainda custa compartilhar boas notícias e valorizar o que há de bom e melhor no nicho.

Gente, um pouco de ceticismo e/ou benefício da dúvida são imprescindíveis em caso de matérias sensacionalistas como essa. A imprensa deve sim ter seu compromisso com a notícia, desde que ela seja verdadeira. Toda fofoca se espalha numa velocidade monstruosa, mas é engraçado – pra não dizer trágico – que mais portais ainda estão viralizando e sem a menor responsabilidade.

Uma mea culpa nessas horas nunca é demais.

Autor: César Filho

Sou César Filho e desde pequeno acompanho séries japonesas, especialmente do gênero tokusatsu. Em 2013, lancei o Blog Daileon, meu espaço autoral onde comento sobre as principais produções da cultura pop japonesa. Incluindo animês como Os Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball e Gundam; e tokusatsu como Jaspion, Kamen Rider e Ultraman. Entre 2013 e 2017, fui palestrante em eventos como Sana e Anime Master, sediados na cidade de Fortaleza, capital do Ceará. De 2018 a 2023, fui redator e colunista do JBox, um dos principais sites especializados em cultura pop japonesa no Brasil. Em 2024, o Blog Daileon estará de cara nova e ânimos reforçados. E, é claro, com o mesmo propósito de entreter os fãs de tokusatsu e explorar o legado destas produções com 70 anos de história no cinema e na TV. Let’s Change!

6 comentários em “Equívoco sobre suposto dublê do Ranger Verde transparece a má vontade da imprensa e do nosso próprio fandom”

  1. Essa impressão brasileira está cada vez ficando pior a cada dia que passa, posta as coisas e nem chega a fonte se é realmente aquilo que está rolando, sites e programas de fofoca a gente releva pq eles vivem disso porém meios de comunicação forte ou que tem certa credibilidade é ridículo

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário