Os Cavaleiros do Zodíaco se despediam da Manchete há exatos 25 anos

Última exibição aconteceu em 12 de setembro de 1997, encerrando a saga das Doze Casas com a palavra “FIM” | Reprodução/Crunchyroll

Após 3 anos no ar, a série clássica de Os Cavaleiros do Zodíaco (1986~89) se despediu da programação da extinta Rede Manchete na tarde de 12 de setembro de 1997, uma sexta-feira. O anime era reprisado, na ocasião, de segunda a sexta, das 17h às 17h30.

O episódio 73, final da saga das Doze Casas, marcou a ultima exibição na emissora carioca, um “FIM” que apareceu no canto inferior direito da cena onde Saori Kido, a reencarnação da deusa Atena, olha para o céu durante o brilho de uma estrela.

Em 15 de setembro de 1997, as reprises de Cavaleiros foram substituídas por reprises da serie americana de artes marciais WMAC Masters – que também foi licenciada no Brasil pela Samtoy. Curiosamente, esta foi a mesma data da estreia do anime Super Campeões no horário nobre da Manchete.

Mas esta não foi a despedida definitiva de Seiya e cia. Em 31 de dezembro de 1997 e 1º de janeiro de 1998, a Manchete reprisou Os Cavaleiros do Zodíaco – O Filme (1988) e Os Cavaleiros do Zodíaco – A Batalha Final (1989), respectivamente.

Autor: César Filho

Sou César Filho e desde pequeno acompanho séries japonesas, especialmente do gênero tokusatsu. Em 2013, lancei o Blog Daileon, meu espaço autoral onde comento sobre as principais produções da cultura pop japonesa. Incluindo animês como Os Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball e Gundam; e tokusatsu como Jaspion, Kamen Rider e Ultraman. Entre 2013 e 2017, fui palestrante em eventos como Sana e Anime Master, sediados na cidade de Fortaleza, capital do Ceará. De 2018 a 2023, fui redator e colunista do JBox, um dos principais sites especializados em cultura pop japonesa no Brasil. Em 2024, o Blog Daileon estará de cara nova e ânimos reforçados. E, é claro, com o mesmo propósito de entreter os fãs de tokusatsu e explorar o legado destas produções com 70 anos de história no cinema e na TV. Let’s Change!

Uma consideração sobre “Os Cavaleiros do Zodíaco se despediam da Manchete há exatos 25 anos”

Deixe um comentário