Kamen Rider: a coexistência entre Black e Black RX

black-blackrx
RX e Black juntos em Kamen Rider Decade

Originalmente exibidos pela TV Asahi nos dias 26 de julho e 2 de agosto de 2009, os episódios 26 e 27, respectivamente, de Kamen Rider Decade trouxeram Tetsuo Kurata de volta à pele de Issamu Minami (Kotaro Minami) após 20 anos. Dessa vez o ator encarnou duas versões alternativas do herói. Uma como Black e outra como Black RX.

Na realidade, o duplo episódio mostrava um Issamu Minami de um mundo alternativo de RX onde ele procurava por seu amigo Joe Kazumi. No desenrolar da trama, houve um encontro deste Kotaro e do Kotaro do mundo de Black. Os dois alternativos se encontraram mais uma vez no filme Kamen Rider Decade: All Riders vs. Dai Shocker (2009).

minamis
As duas versões alternativas de Issamu Minami

Não é a primeira vez que vemos isso acontecer, pois em 1989, no filme Kamen Rider: Sekai ni Kakeru, houve o encontro com as quatro formas de Minami (Black/RX/Robo Rider/Bio Rider). Mas isso é uma outra história e complexa demais para tentar entender isso. Nada que envolva a nossa questão.

Em entrevista à revista Toei Hero Max Special W Cross DECADE, o produtor Shinichiro Shirakura (que atualmente trabalha em Kamen Rider Zi-O) falava sobre uma meta-ficção que diferenciava o Wataru Kurenai da série original, Kamen Rider Kiva, do Wataru Kurenai da série do Decade. Ou seja, este último é alternativo. O mesmo vale tanto para os dois Minamis quanto para Shoichi Tsugami (Agito), Kazuma Kenzaki (Blade), Otoya Kurenai (Dark Kiva), e até mesmo para um Kamen Rider Skull que surge no final de Movie Taisen 2010 (também de 2009).

riders35
Ilustração oficial de 2006 que comemorava os 35 anos de Kamen Rider, com exceção de Black que “não existia mais” até então

Trocando em miúdos: não vimos nada sobre o Kotaro Minami que conhecemos nas séries originais Kamen Rider Black e Kamen Rider Black RX na série comemorativa de 10 anos dos Heisei Riders. Apenas o que seria uma representação do personagem em duas versões alternativas e de distintas personalidades.

Após Decade, houve mais aparições entre dois Minamis. Como foi o caso dos filmes OOO, Den-O, All Riders: Let’s Go Kamen Riders (2011), Kamen Rider x Super Sentai: Super Hero Taisen (2012), Heisei Riders vs. Showa Riders: Kamen Rider Taisen feat. Super Sentai (2014) e Super Hero Taisen GP: Kamen Rider 3 (2015).

black-seven
Black substituindo Stronger na formação dos Sete Riders Lendários em Heisei vs. Showa Riders

No primeiro citado, há uma justificativa de que os dois Kotaros vieram de pontos diferentes do tempo. Quem assistiu ao filme, teve que se virar com outro nó cego no juízo pra tentar entender isso. Foi algo similar ao filme de 89. Quanto ao segundo, nos panfletos de divulgação do Super Hero Taisen, havia uma referência de uma luta ente Black e Shadow Moon, mesmo depois de cerca de 25 anos. Supõe-se que como Decade estaria como um dos protagonistas do longa, o Kamen Rider Black que vimos era do mundo alternativo de Black, onde Kotaro jamais teria perdido seus poderes.

É complicado dizer qual é o verdadeiro Minami nas recentes produções da Toei. O mais correto e coerente é dizer que o verdadeiro Kotaro Minami estaria na atual forma como RX. Enquanto o Black seria o alternativo. Somente a Toei Company poderia responder isso. É um caso inusitado que envolve um herói que marcou toda uma geração. Antes de 2009, sempre que havia uma imagem promocional que reunia todos os Riders, havia apenas um Kotaro Minami. Como RX, já que o Black não existiria mais. Era assim como na ilustração abaixo que fazia parte da comemoração dos 35 anos da franquia dos motoqueiros mascarados.

*Resenha publicada originalmente em 8 de maio de 2014. O texto foi devidamente revisado e atualizado.

Autor: César Filho

Radialista. É autor do Blog Daileon e escreve semanalmente uma coluna sobre tokusatsu para o site JBox. Em Fortaleza, apresentou palestras em eventos como Sana e Anime Master entre 2013 e 2017. É fã de produções live action com efeitos especiais, principalmente das franquias Metal Hero, Ultraman e Kamen Rider. É admirador declarado pela cantora Yumi Matsuzawa.

2 comentários em “Kamen Rider: a coexistência entre Black e Black RX”

    1. Valeu, Adelmo. Seja bem-vindo. Além de tocar o Blog Daileon diariamente, também estou semanalmente às sextas no site JBox com a Coluna do Daileon, somente com notícias e resenhas sobre tokusatsu. Hoje vai ter uma nova edição por lá. Abraços.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: