Takayuki Miyauchi, o tenor do animesong

miyauchi
Miyauchi soltando o vozeirão

Um dos cantores de anisong que marcaram séries clássicas de animê e tokusatsu atende por um tenor chamado Takayuki Miyauchi. Famoso entres os fãs brasileiros por temas de séries como Winspector, Kamen Rider Black RX, Dragon Ball, entre outros.

Miyauchi nasceu em 4 de fevereiro de 1955, na Província de Ibaraki. Durante o ensino médio, ele tocava bateria numa banda que tinha os Beatles como referência. Passou a se apresentar em casas de shows, bares, casas noturnas e afins. Seu repertório era composto por músicas românticas, entre os ritmos jazz e blues. Além disso, Miyauchi passou também por grupos vocais.

miyauchiliveterebi
Miyauchi em apresentação na TV japonesa

Chegou a se inscrever numa audition da Columbia Records para gravar o tema de abertura de Kagaku Sentai Dynaman, série Super Sentai do ano de 1983. MoJo, que já cantara os temas da série anterior, Dai Sentai Goggle V (exibida no Brasil pelas emissoras Bandeirantes e Record) foi quem seguiu com as canções da série vigente de então. Mas foi em 1984 que Takayuki teve a sua oportunidade para ter o seu primeiro contato direto com o gêneto tokusatsu, interpretando temas da série Chodenshi Bioman, da mesma franquia produzida pela Toei Company.

Em paralelo ao sucesso de Bioman, Miyauchi chegou a gravar também para alguns animes como Kinnikuman (1983~86), Yume Senshi Wingman (1984~85), e Video Senshi Laserion (1984~85). Além do tema de inserção “Shaider Blue” para o tokusatsu Uchuu Keiji Shaider (1984~85), da franquia Metal Hero, também da Toei.

bioman
Bioman foi a estreia do cantor nas séries tokusatsu

Nas séries tokusatsu despontou cantando para demais títulos como Choshinsei Flashman (1986~87), Kamen Rider Black RX (1988~89) e se firmando na trilogia dos Rescue Police – da franquia Metal Hero: Tokkei WinspectorTokkyuu Shirei Solbrain (1991~92) e Tokusou Exceedraft (1992~93).

O repertório de Miyauchi é vasto. Nas séries de animê, sua imponente voz está presente em diversos temas de inserções de outras produções de tokusatsu. Em especial nas séries Super Sentai das décadas de 1990 e 2000. Nos animês, trabalhou cantando inserções de Dragon Ball (1986~89), Ginga: Nagareboshi Gin (1986), Patlabor (OVA de 1988), Yusha Oh GaoGaiGar (1997~98), Galaxy Angel (2001~02) e tantos outros.

Takayuki Miyauchi tem uma estreita relação com Akira Kushida. Os dois já se apresentaram em diversos eventos no Japão e também fora do arquipélago. Incluindo o Brasil. Em 2003 esteve fora dos palcos para se tratar de um câncer no pâncreas. Após vencer a doença, o nosso Miyani (seu apelido no Japão) retornou e se apresentou no evento japonês Anime Fest 2004.

winspector
O Esquadrão Winspector

Ao lado de outros cantores de animesong como Kushida, Hironobu Kageyama, Hideaki Takatori, Shinichi Ishihara e até mesmo do próprio ator Takumi “Jiraiya” Tsutsui, Miyauchi se apresentou em São Paulo no evento Anime Friends nas edições de 2005, 2008 e 2010. Em Fortaleza, esteve numa única vez (pelo menos até o momento deste post) na edição de 2007 do evento Sana, ao lado de Akira Kushida. Miyauchi foi o primeiro cantor do gênero a cantar em terras alencarinas, exatamente numa noite de sexta-feira,  de julho daquele ano. Dividiu apresentação com Kushida e banda última noite do evento, em 22 de julho de 2007.

Veja Takayuki Miyauchi cantando o tema de abertura de Winspector na primeira noite do Sana 2007:

Curiosamente, Miyauchi faz aniversário exatamente na data de estreia das séries de tokusatsu das quais interpretou temas principais: Bioman e Winpsector.

  • Ouça Takayuki Miyauchi no Spotify.

Texto originalmente publicado em 4 de fevereiro de 2015, data em que o cantor havia completado 60 anos. Devidamente revisado e atualizado para a nova versão do blog.

Anúncios

Autor: César Filho

Sou radialista e, assim como vocês, sou um cara que curte um pouco de tudo em diversos segmentos da cultura pop. Moro em Fortaleza, Ceará. Já apresentei palestras sobre anime e tokusatsu em eventos como Sana Tokusatsu e MasterSatsu. O nome do blog é uma simples homenagem ao Daileon, o robô gigante de Jaspion, um arrimo que virou uma das referências culturais no Brasil. Então, bem-vindos ao meu mundo. Awika!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s