Takayuki Miyauchi, o tenor do animesong

miyauchi
Miyauchi soltando o vozeirão

Um dos cantores de anisong que marcaram séries clássicas de animê e tokusatsu atende por um tenor chamado Takayuki Miyauchi. Famoso entres os fãs brasileiros por temas de séries como Winspector, Kamen Rider Black RX, Dragon Ball, entre outros.

Miyauchi nasceu em 4 de fevereiro de 1955, na Província de Ibaraki. Durante o ensino médio, ele tocava bateria numa banda que tinha os Beatles como referência. Passou a se apresentar em casas de shows, bares, casas noturnas e afins. Seu repertório era composto por músicas românticas, entre os ritmos jazz e blues. Além disso, Miyauchi passou também por grupos vocais.

miyauchiliveterebi
Miyauchi em apresentação na TV japonesa

Chegou a se inscrever numa audition da Columbia Records para gravar o tema de abertura de Kagaku Sentai Dynaman, série Super Sentai do ano de 1983. MoJo, que já cantara os temas da série anterior, Dai Sentai Goggle V (exibida no Brasil pelas emissoras Bandeirantes e Record) foi quem seguiu com as canções da série vigente de então. Mas foi em 1984 que Takayuki teve a sua oportunidade para ter o seu primeiro contato direto com o gêneto tokusatsu, interpretando temas da série Chodenshi Bioman, da mesma franquia produzida pela Toei Company.

Em paralelo ao sucesso de Bioman, Miyauchi chegou a gravar também para alguns animes como Kinnikuman (1983~86), Yume Senshi Wingman (1984~85), e Video Senshi Laserion (1984~85). Além do tema de inserção “Shaider Blue” para o tokusatsu Uchuu Keiji Shaider (1984~85), da franquia Metal Hero, também da Toei.

bioman
Bioman foi a estreia do cantor nas séries tokusatsu

Nas séries tokusatsu despontou cantando para demais títulos como Choshinsei Flashman (1986~87), Kamen Rider Black RX (1988~89) e se firmando na trilogia dos Rescue Police – da franquia Metal Hero: Tokkei WinspectorTokkyuu Shirei Solbrain (1991~92) e Tokusou Exceedraft (1992~93).

O repertório de Miyauchi é vasto. Nas séries de animê, sua imponente voz está presente em diversos temas de inserções de outras produções de tokusatsu. Em especial nas séries Super Sentai das décadas de 1990 e 2000. Nos animês, trabalhou cantando inserções de Dragon Ball (1986~89), Ginga: Nagareboshi Gin (1986), Patlabor (OVA de 1988), Yusha Oh GaoGaiGar (1997~98), Galaxy Angel (2001~02) e tantos outros.

Takayuki Miyauchi tem uma estreita relação com Akira Kushida. Os dois já se apresentaram em diversos eventos no Japão e também fora do arquipélago. Incluindo o Brasil. Em 2003 esteve fora dos palcos para se tratar de um câncer no pâncreas. Após vencer a doença, o nosso Miyani (seu apelido no Japão) retornou e se apresentou no evento japonês Anime Fest 2004.

winspector
O Esquadrão Winspector

Ao lado de outros cantores de animesong como Kushida, Hironobu Kageyama, Hideaki Takatori, Shinichi Ishihara e até mesmo do próprio ator Takumi “Jiraiya” Tsutsui, Miyauchi se apresentou em São Paulo no evento Anime Friends nas edições de 2005, 2008 e 2010. Em Fortaleza, esteve numa única vez (pelo menos até o momento deste post) na edição de 2007 do evento Sana, ao lado de Akira Kushida. Miyauchi foi o primeiro cantor do gênero a cantar em terras alencarinas, exatamente numa noite de sexta-feira,  de julho daquele ano. Dividiu apresentação com Kushida e banda última noite do evento, em 22 de julho de 2007.

Veja Takayuki Miyauchi cantando o tema de abertura de Winspector na primeira noite do Sana 2007:

Curiosamente, Miyauchi faz aniversário exatamente na data de estreia das séries de tokusatsu das quais interpretou temas principais: Bioman e Winpsector.

  • Ouça Takayuki Miyauchi no Spotify.

Texto originalmente publicado em 4 de fevereiro de 2015, data em que o cantor havia completado 60 anos. Devidamente revisado e atualizado para a nova versão do blog.

Anúncios

Autor: César Filho

Radialista. É autor do Blog Daileon e escreve semanalmente uma coluna sobre tokusatsu para o site JBox. Em Fortaleza, apresentou palestras em eventos como Sana e Anime Master entre 2013 e 2017. É fã de produções live action com efeitos especiais, principalmente das franquias Metal Hero, Ultraman e Kamen Rider. É admirador declarado pela cantora Yumi Matsuzawa.

Uma consideração sobre “Takayuki Miyauchi, o tenor do animesong”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s